Home Data de criação : 07/08/20 Última atualização : 11/10/17 11:17 / 16 Artigos publicados

Muco Cervical  escrito em domingo 16 setembro 2007 02:49


Muco cervical é indicador confiável de fertilidade, diz estudo
Durante décadas, especialistas em fertilidade disseram às mulheres interessadas em engravidar - ou em evitar uma gravidez - que o muco cervical indica qual é o momento mais favorável para a concepção. Uma nova análise demonstra que, em 98 por cento dos casos, o "pico" da secreção ocorre em uma janela de quatro dias englobando o período da ovulação.
O muco é liberado na vagina e tende a apresentar alterações na quantidade e consistência durante o período em que a mulher está ovulando, sendo de fácil verificação.

Os resultados sugerem que a técnica é mais precisa do que alguns outros métodos usados para determinar a fertilidade, como medir pequenas alterações na temperatura corporal, disse à Reuters Health Richard J. Fehring, da Marquette University, em Milwaukee (Wisconsin), nos EUA.

No entanto ele observou que avaliar a produção de muco cervical pode ser um meio menos exato do que utilizar testes comerciais que analisam os níveis de um determinado hormônio presente na urina feminina, que tende a aumentar no dia anterior à ovulação. "A vantagem da auto-observação do muco é que ela é grátis", lembrou Fehring.

Geralmente, as mulheres têm uma janela mensal de seis dias em que podem ficar grávidas, explicou o cientista. "O muco cervical parece atingir sua qualidade máxima dois dias antes da ovulação que, segundo as pesquisas mais recentes, são os mais férteis do ciclo feminino", explicaram os pesquisadores.

Dessa forma, o dia em que ocorre o pico no muco cervical sinaliza o princípio do final do período em que a mulher pode conceber, disse o pesquisador. Os casais que querem ter filhos deveriam fazer sexo nos dias anteriores ao pico de produção e nos seguintes, enquanto os que desejam evitar filhos deveriam esperar até quatro dias após o aumento na produção do muco, informou Fehring, em artigo publicado na revisa Contraception.

Quanto mais uma mulher monitora a quantidade de muco existente na vagina e as alterações que ocorrem durante o mês, mais capaz se torna de prever os períodos mais férteis, explicou o pesquisador.

"No pico de fertilidade, o muco é muito viscoso, e a mulher perceberá a umidade e viscosidade na vulva. A maioria notará a presença de um tipo de muco muito volumoso, viscoso, claro e semelhante a clara de ovo. Após a ovulação, o colo do útero se fecha e resseca e a mulher sentirá novamente uma sensação de secura e saberá que não está mais fértil", disse o pesquisador.

Fehring analisou quatro estudos em que voluntárias observaram a produção de muco cervical durante um mês e as alterações nos níveis do hormônio usado para diagnosticar a gravidez em exames de urina. O estudo incluiu informações sobre 108 ciclos menstruais de 53 pacientes.

Os pesquisadores explicaram que os níveis de muco aumentam em resposta a variações no nível de estrogênio, que ocorrem quando o óvulo feminino está pronto para ser fertilizado pelo espermatozóide. O muco contém substâncias que permitem que o espermatozóide sobreviva no ambiente hostil da vagina por tempo suficiente para fertilizar o óvulo.

Quando o colo do útero abre no momento de maior fertilidade, aquele muco viscoso será liberado em grande quantidade, permitindo que sinta a mudança na vagina, explicou Fehring.

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.211.153.104) para se identificar     


4 comentário(s)

  • Camila

    Ter 27 Mar 2012 01:30

    Percebo a quantidade de muco de foma elastico e viscoso, porém ao realizar o teste de fertilidade pela urina, o resultado é negativo...ah, tomei indux, nesse periodo.A presença de muco é certeza de ovulação?

  • VANESSA

    Ter 31 Jan 2012 17:53

    TIVE BASTANTE MUDO ESSE MES NO 10 DIA, ISSO É NORMAL?

  • lisa

    Seg 16 Jan 2012 14:26

    queria saber porq qdo eu era solteira eu sempre via meu muco elástico e como clara de ovo, agora depois q eu casei não vejo ele mais assim, ele não é elástico mais, porq isso?

  • Nana

    Sáb 10 Dez 2011 00:02

    Esse muco aparece na gravidez?


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para claudinhaaespera

Precisa estar conectado para adicionar claudinhaaespera para os seus amigos

 
Criar um blog